Unhas Fracas e Quebradiças
A Eda Puertas é uma leitora queridíssima que sabe tudo sobre cuidados da pele e saúde. Além de amante do universo da beleza, a Eda é dermatologista, olha que maravilha. Ela nos mandou uma resenha ótima sobre fatores que influenciam a saúde das nossas unhas. Se você tem problemas de unhas fracas, se liga nas dicas.
“Essa é uma queixa muito comum no consultório. Ao avaliar as unhas, sempre começo perguntando sobre hábitos de vida e consumo, como: frequência e uso de esmaltes, histórico de alergias e doenças crônicas, serviços de casa com ou sem proteção de luvas, consumo de carne vermelha, exames recentes (menos de 2 meses) e uso de medicação. Comento, a seguir, como esses fatores influenciam a saúde das unhas.
Uso de Esmaltes _ Não há problema algum em pintar as unhas. Ao contrário, salvo em casos especiais, é até melhor manter as unhas pintadas, pois o esmalte fornece alguma proteção contra o sol e agressões químicas, como o contato direto com detergentes, sabões em pó e outros produtos de limpeza. Acho que todas nós já ouvimos as manicures dizerem que “para deixar as unhas fortes, é bom pintar de vermelho”. Não há, até o momento, comprovação científica para tal afirmação mas, na prática, funciona mesmo. Portanto, aposentem o Renda e se joguem no vermelho! Mas, por favor, usem removedor sem acetona.
Histórico de Alergias _ Se uma pessoa é portadora de algum tipo de alergia ( poeira, mofo, medicamentos, insetos, etc), há grande chance de desenvolver alergia a produtos de limpeza, metais e, até mesmo, a esmalte de unha. Infelizmente, não há como prever ou evitar. Tudo vai depender da genética da pessoa. O fato de pintar as unhas mais de uma vez por semana usando esmalte comum (não hipoalergênico), não vai acelerar o desenvolvimento de sensibilidade ao mesmo.
Uso de Medicação _ Alguns quimioterápicos e anti-inflamatórios podem alterar o aspecto das unhas.“
Nenhum comentário:
Postar um comentário